PROCESSO SELETIVO DE NOVOS MORADORES
2026.1
Sobre a Casa do Estudante Luterano Universitário:
A CELU é uma Casa que preza pelo companheirismo, crescimento intelectual, social, político e espiritual. Aqui os moradores têm muitas oportunidades de se desenvolverem em todas essas áreas. Nossa mensalidade é calculada semestralmente de acordo com nosso orçamento, atualmente essa mensalidade é de aproximadamente R$ 380,00. A Casa oferece um quarto para duas pessoas, biblioteca, sala de TV, sala de jogos, internet e café da manhã. Além de tudo isso, é bem localizada, no centro da cidade, em frente ao parque Passeio Público, próxima às estações tubo, shoppings centers, teatros e universidades. Aqui todos têm direitos e deveres, e nós valorizamos muito o comprometimento. Você pode saber mais sobre a Casa no nosso sistema de gestão na página "Sobre nós" e/ou em nosso Estatuto e Regimento Interno.
Sobre o funcionamento do Processo Seletivo:
O candidato será avaliado em três bancas: Social, Cultural e Econômica. No terceiro andar da casa, na biblioteca, é realizada a banca Cultural. Ela tem a função de avaliar o grau de conhecimento do candidato em relação à política, economia, artes, religião e conhecimentos gerais. Essa avaliação é feita por meio de perguntas e respostas, em que será levada em consideração a história e o ambiente de formação cultural do candidato.
Também no terceiro andar da casa, na sala de jogos, é realizada a banca Social. Essa banca avaliará a capacidade do candidato de conviver em comunidade. Dessa forma, a banca realizará perguntas e dinâmicas a fim de identificar se o mesmo tem capacidade de se relacionar de forma pacífica, pluralista, cooperativa e democrática, bem como avaliará a vontade do candidato em relação aos direitos e deveres que respeitam a individualidade da pessoa humana perante a convivência coletiva.
No primeiro andar da casa, na secretaria, é realizada a banca Econômica. Essa banca analisa, por meio de entrevista e análise documental, a condição econômica do candidato, onde serão consideradas as fontes de renda do mesmo em relação às suas despesas. Dessa forma, é avaliado se o mesmo tem condições de se sustentar na CELU ou em outro lugar.
No andar térreo, especificamente no hall de entrada, os candidatos aguardam até serem encaminhados para suas respectivas entrevistas pelo responsável (denominado “aviãozinho”). Esse irá receber os candidatos e recolher os documentos.
É importante que o candidato saiba que, durante o concurso, o mesmo será avaliado a todo momento; portanto, não converse sobre as bancas com os demais, pois atitudes como essa podem pesar negativamente na avaliação final. O resultado final é estabelecido depois que o último candidato é entrevistado. Trata-se de uma reunião entre todos os avaliadores, na qual são definidos os aprovados.
Documentação e pagamento para o Processo Seletivo:
Todos os candidatos devem ler atenciosamente o edital do concurso, publicado no final desta página, nele estarão detalhados todos os aspectos do Processo Seletivo, mas para fins de acessibilidade, segue um resumo das partes burocráticas do Processo Seletivo:
-
O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), por meio de PIX na chave (e-mail): tesouraria@celu.com.br, mediante inserção do nome completo do candidato no campo “descrição”. Atenção: salve o comprovante de pagamento ou tire print da confirmação da transição para mostrar no dia do Processo Seletivo!
-
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 17 de fevereiro e o comprovante deverá ser encaminhado ao e-mail: secretario@celu.com.br.
-
O preenchimento do Formulário de Inscrição, em link a ser divulgado, deve ser feito no período de 17 de janeiro de 2026 a 14 de fevereiro de 2026.
-
As relações de horários das entrevistas serão publicadas no dia 18 de fevereiro de 2026 na seção "Blog geral" e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da CELU, e também via e-mail dos candidatos.
-
O resultado do Processo Seletivo será publicado até 24 horas após término do mesmo na seção "Blog geral", bem como enviado no e-mail dos candidatos.
Morador Extraordinário (processo de entrada diferente):
Para universitários interessados em residir na CELU que não participaram ou não foram aprovados no Processo Seletivo, existe a possibilidade de ingresso na Casa na condição de Morador Extraordinário. Tal categoria é prevista no Art. 27 do Regimento Interno, mantendo-se ainda os mesmos requisitos de admissibilidade exigidos no Processo Seletivo.
O Morador Extraordinário possui praticamente os mesmos direitos e deveres dos moradores provisórios e efetivos. Contudo, estará sujeito a um período de avaliação interno até a realização do próximo Processo Seletivo, onde deverá ser aprovado nas bancas do concurso para que possa ser efetivamente admitido como Morador Provisório.
A banca para Moradores Extraordinários é gratuita. Os interessados devem enviar um e-mail ao Conselho Deliberativo, no endereço conselhodeliberativo@celu.com.br, manifestando formalmente interesse na vaga para esta modalidade de ingresso.
Observação: O candidato pode usar modelo de Declaração para Múltiplos Fins para fazer sua Declaração Negativa de Conclusão de Curso de Nível Superior.
