Institucional

 

A CELU é mais que apenas um lugar para morar. A Casa é um órgão autônomo da Igreja Luterana no Brasil (IECLB) – quem decide os rumos da Casa são os próprios moradores. Estes pagam as contas, cuidam do patrimônio, decidem sobre o orçamento e escolhem democraticamente os membros da diretoria, dos conselhos e os diretores de departamento. Ao ingressar na Casa, o estudante encontra pessoas das mais diversas partes do Brasil e do mundo. Aprende a dividir o espaço com outras pessoas e, com isso, aprende também a respeitar opiniões diferentes e a criar um senso de compreensão essencial para a amizade com pessoas de culturas diferentes, de diversas regiões do Brasil e do mundo. Na CELU o Morador faz amigos que vão constituir uma segunda família durante todo o período universitário. Com o passar do tempo, começará a conhecer a estrutura administrativa, que é um dos principais diferenciais que a Casa oferece ao morador. Isso permite que ele se torne um cidadão solidário e responsável após o período acadêmico.

 

 

História

 

A Casa do Estudante Luterano Universitário, CELU, fundada em 28 de fevereiro de 1970, surgiu de um ideal do pastor Richard Wangen, criar um ambiente que pudesse acolher jovens estudantes universitários que viessem a Curitiba para fazer um curso superior, proporcionando a eles um ambiente sadio, humano, com condições de estudo. Com a generosa doação do terreno, onde se situa a Casa, pela família Hebert Kaehler e o apoio financeiro da Igreja Luterana, usando os projetos “Evangelische Zentralstelle Fur Entwicklungshilfe E.V. (Central Evangélica de Auxílio para o Desenvolvimento) e Protfurtie Welt (Pão para o Mundo)” a casa começou a se concretizar. Entidade filantrópica, a CELU situa-se em frente ao Passeio Público. Desde sua fundação vem desempenhando um papel nobre para a sociedade paranaense e toda nação, abrigando jovens estudantes vindos das mais diversas partes do Brasil e do Mundo, sem distinção de raça ou credo, oferecendo não somente uma simples moradia, mas uma universidade da vida, um ambiente propício para o crescimento pessoal, espiritual e profissional além da criação de um grande senso de organização e responsabilidade, sendo esta hoje uma das melhores casas de estudantes do Brasil.

 

 

Responsabilidade Social

 

Desempenhar com responsabilidade social todas as nossas atividades é um desafio que temos orgulho de almejar. Ao longo da nossa história, aperfeiçoamos o nosso jeito de interagir com a sociedade, promovendo assim a cidadania. Veja algumas das nossas ações. RUA DO RECREIO Duas vezes ao ano (uma em cada semestre), a CELU realiza a Rua do Recreio. Em parceria com terceiros, brinquedos e jogos são disponibilizados para as crianças. Os moradores desenvolvem atividades durante um dia inteiro, no parque Passeio Público. COLETA E DOAÇÃO DE ROUPAS Todos os anos, a CELU promove uma campanha interna e externa, com objetivo de arrecadar roupas, agasalhos para doação. No inicio do segundo semestre, as roupas são entregues para uma comunidade carente.

 

Organizacional

 

A Casa tem mais de 40 quartos, tem 5 banheiros, oferece serviços de internet, biblioteca, serve café da manhã diariamente para quase 100 pessoas e realiza eventos que promovem o bem estar dos moradores e da sociedade. Tudo isso demanda muito trabalho de muita gente e por consequência muita organização. Para tal, a Celu realiza duas Assembleias ordinárias por semestre, a de metas e orçamento, e a de prestação de contas. A gestão é composta por Conselho Superior, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo, Diretoria, e os de partamentos de Alimentação, Cultural, Comunicação, Hospedagem, Informática, Limpeza, Manutenção Elétrica, Pastoral e Patrimônio.

 

 

Cargos da CELU

 
 
 
 
 

Diretoria

 

A Diretoria é o órgão executivo da institução, é composta por oito membros eleitos em Assembléia Geral. Compõe Diretoria: Presidente, Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro, Segundo Tesoureiro, um Diretor de Departamento eleito para representar os diretores na Diretoria.

 

Conselho Superior

 

O Conselho Superior constitui-se como órgão fiscalizador da moralidade administrativa. É responsável também por encaminhar projetos de mudanças estatutárias endereçadas à Assembleia Geral.

Constituem o Conselho Superior: 03 membros de uma instituição Cristã Luterana eleitos em Assembleia Geral, mais 02 membros indicados pelos membros supracitados, um ex-morador da Celu eleito em Assembleia Geral e 02 moradores efetivos também eleitos em Assembleia Geral.

 

Conselho Fiscal

 

O Conselho Fiscal tem a função de vistoriar e fiscalizar as atividades da tesouraria. O conselho é composto pelos dois moradores membros do conselho superior e mais um morador eleio em Assembleia Geral.

 

Conselho Deliberativo

 

O Conselho Deliberativo é o órgão disciplinador responsável pela manutenção da boa ordem social no contexto da CELU e zelador da moralidade entre os moradores. O Conselho Deliberativo é composto por 05 moradores efetivos eleitos em Assembleia Geral.

 

Departamentos

Departamento de Alimentação

 

Departamento responsável pelas atividades de alimentação da casa, seja o café da manhã servido diariamente ou apoio e cobertura a eventos

 

Departamento de Comunicação

 

Esse departamento é responsável por toda a comunicação institucional da casa, cobertura e divulgação de eventos além da publicação mensal do jornal de circulação interna.

 

Departamento Cultural

 

O departamento Cultural organiza atividades culturais e é responsável pela manutenção da biblioteca da casa.

 

Departamento de Hospedagem

 

O Departamento de Hospedagem recebe excursões e assiste recursos em prol do bem estar dos moradores.

 

Departamento de Informática

 

Presta manutenção aos computadores dos moradores da casa, faz a manutenção na rede de internet e de outros serviços de tecnologia.

 

Departamento de Limpeza

 

Através de mutirões esse departamento realiza limpeza pesada das areas comuns da casa. Além disso coordena a operação das funcionárias da limpeza e da lavanderia.​

 

Departamento de Manutenção Elétrica

 

Presta manutenção na rede elétrica além do reparo de outro artefatos eletro/eletrônicos do patrimonio da casa.

 

Departamento Pastoral

 

Importante orgão de cunho politico e espiritual. Realiza eventos e atividades que aproximam os moradores da comunidade da Igreja Luterana do Brasil.

Estatuto
Regimento Interno
mostrar mais

Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu

Declarada de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 4.184 de 18/04/72

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti 239, Centro - Curitiba - PR

CEP: 80020-280 - Fone: (41) 3324-3313 - C.G.C.: 75047811/0001 47

 

© 2021 Comunicação Celu

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle