top of page
  • Matheus Augusto de Souza Lima Silva

Um Panorama do primeiro semestre


Acontece muita coisa nos bastidores para que tudo aconteça aqui na CELU. Para cada evento que a galera participa e curti, mobiliza-se uma séria de pessoas e atividades que a grande maioria dos moradores nem imaginam. Reuniões, ligações, orçamentos, negociações, arte, divulgação pré-evento, cobertura, divulgação pós-evento e muito mais. Esse semestre foi bem movimentado. Parece que começou ontem, porém já chegamos ao seu final.

Início de gestão é sempre um pouco difícil, devido à adaptação aos cargos, ainda mais que tivemos vários diretores, conselheiros e membros da diretoria, assumindo essas responsabilidades pela primeira vez. Para muitos um grande desafio e uma verdadeira superação de limites.

Acredito que esse é um dos importantes papéis da CELU, desafiar, incentivar, motivar as pessoas a crescerem a assumirem responsabilidades, isso que fará toda a diferença na vida pessoal e profissional daqueles que aceitam esses desafios. Mesmo para mim, que tenho uma boa experiência de Diretoria, essa fase de construir uma equipe motivada, que compreende cada um a sua função, é um grande desafio.

A seguir, discorrerei um pouco sobre os principais eventos que aconteceram durante esse semestre na melhor Casa de Estudantes do mundo.

O semestre começou um pouco parado em outubro, devido aos feriados e ENEM. Porém a Diretoria já estava planejando e dando início aos trabalhos para a Cerimônia de Posse, que foi sem dúvida um grande evento em novembro, que contou com a presença de várias autoridades, representantes de outras Casas, ex-moradores e convidados, com discursos memoráveis, com direito a um excelente coquetel no final.

No fim do ano tivemos também a volta da antiga colaboradora Lúcia, e agora da diarista Jussara, que juntamente com a colaboradora Vanete estão atuando no nosso time de funcionárias de limpeza.

Nesse semestre também tivemos o nosso Natal CELU, que foi a maior ceia de natal já realizada aqui na Casa, que contou a participação de mais de 100 pessoas, com ampla participação de outras Casas, com uma reflexão muito boa do Pastor Walter e com um cardápio espetacular proporcionado pelo Departamento de Alimentação. Foi realmente uma grande festa que envolveu a maioria dos moradores.

O concurso de moradores foi muito legal também, foram entrevistados mais de 40 candidatos e mobilizando mais de 25 voluntários em dois dias; acredito que foram bancas muito organizadas, sóbrias e respeitosas com os candidatos. Tivemos alguns problemas com horários, porém nada muito fora do esperado.

E para fechar, gostaria de falar sobre Rua do Recreio, que sem dúvidas foi a melhor Rua do Recreio de todos os tempos, que contou com mais de 70 voluntários, que se dividiram nos turnos matutino e vespertino, com a presença recorde de mais de 30 crianças, sem contar com as crianças que estavam de passagem pelo Passeio Público.

Acredito que foi um excelente semestre, que batemos vários recordes, e olha que nem falei sobre eventos menores e mutirões. Acredito que evoluímos muito como equipe, como organização, em maturidade e principalmente em participação, o fator principal, que tem feito de nossos eventos esse sucesso.

Creio que temos vivido novos tempos aqui na Casa e que dias melhores ainda virão, que estamos ainda levantando voo, que temos potencial para fazer muito mais, porém tudo isso depende de cada um, juntos podemos voar mais alto sem sobrecarregar ninguém.

Vamos juntos construir uma CELU melhor pra você, pra mim, pra todos nós, lembrando sempre que a CELU não é feita só de eventos ou festas, mas também de muito trabalho.

Matheus Augusto de Souza Lima Silva

Engenharia Elétrica - UFPR

bottom of page