top of page
  • Carta Aprovada em Assembleia Geral dos Moradores

Nota oficial referente ao contingenciamento no orçamento da educação

A Casa do Estudante Luterano Universitário vem há quase cinco décadas acolhendo estudantes de todas as regiões do Brasil. Nestes 49 anos o ensino público foi responsável pelo desenvolvimento profissional e acadêmico dos nossos moradores.

O mundo mudou nos últimos tempos. O custo de vida aumentou e as bolsas e auxílios não tiveram reajustes. Além disso, a educação no Brasil vem sofrendo cortes a cada ano e nossos moradores sofrem com isso, assim como todo o país.

Dito isso, a CELU não pode se omitir diante dos atuais contingenciamentos anunciados pelo MEC. A CELU se posiciona contra todos os retrocessos na educação, principalmente aqueles que afetam as camadas mais vulneráveis economicamente, público alvo da Casa.

Hoje, dia 30 de maio de 2019, foi emitido o Memorando nº 22/2019/UFPR/R/PROPLAN que trata do corte nas despesas da UFPR visto o contingenciamento realizado pelo Governo Federal. Esse corte afetará boa parte dos moradores, pois, em sua maioria, dependem de muitos dos serviços listados para mobilidade e sustento. O contingenciamento tem atingido inúmeras universidades públicas e os moradores das casas de estudante estão na parte mais fragilizada dos alunos destas instituições.

bottom of page