top of page
  • Pastor Walter Schenkel

Deus se importa conosco


Lucas nos escreve no capítulo 15 uma coleção de parábolas proferidas por Jesus, a primeira delas é a da Ovelha Perdida. Também encontramos essa parábola, em outra versão e com outra função em Mateus 18. 12-14.

Em Mateus, Jesus enfatiza a importância daqueles que são desprezados, são considerados os menores, fala a respeito do amor e do cuidado divino para com essas pessoas. Já em Lucas 15. 3-6, Jesus fala a respeito do arrependimento da pessoa que se perde no meio do caminho. Ele é incentivado a isso porque é cobrado pelos fariseus por comer com pecadores e publicanos.

Eram considerados pecadores aquelas pessoas que não viviam de acordo com a moral e ética dos fariseus e os publicanos eram judeus que trabalhavam para o Império Romano, cobrando os impostos de forma abusiva, pois o seu rendimento era cobrado "por fora". Aos últimos, os escritos rabínicos afirmavam que seriam incapazes de alcançar misericórdia, a eles não estava reservada a graça divina e muito menos era dada a oportunidade de transformação.

E Jesus então conta a parábola dizendo que um pastor que tinha 100 ovelhas (o que era uma quantidade considerável) havia perdido uma durante a sua busca por alimento, ele deixa todas as 99 e vai em busca da que se perdeu. Encontrando-a, ele a põe nos ombros e a leva para casa.

A preocupação dele não está em que momento a ovelha se perdeu, ou porque ela não continuou a caminhar, ou faz qualquer tipo de pergunta, o pastor apenas vai em busca e encontrando-a, alegra-se.

Essa é a representação da humanidade, mas não da humanidade como um todo e sim da situação de cada pessoa diante de Deus. Em Jesus Cristo, Deus é capaz de deixar tudo para ir em busca daquele que está perdido e cansado, independente do seu histórico de vida.

Aos olhos humanos não faz nenhum sentido um pastor apostar 99 ovelhas para recuperar uma, mas para Deus, cada ovelha sua tem um valor inestimável, que faz valer a pena largar tudo para ir em busca daquela que está perdida.

E quando a ovelha é encontrada há grande festa. Quando a pessoa é encontrada por Deus em Jesus Cristo e se arrepende dos seus maus caminhos há grande festa no céu, pois o que estava perdido foi achado, o que estava morto, reviveu.

Naquele que é e sabe toda a verdade.

P. Walter Shenkel

bottom of page