top of page
  • Bruno Padilha

Pense Grande


“Já que você tem que pensar mesmo, então pense grande”. Parafraseando Donald Trump, “pense grande” e “you’re fired!” (“você está demitido!”) são suas duas expressões mais conhecidas. Para que não tenha que ouvir a segunda, é bom ficar com a primeira. O livro chamado do autor que leva a expressão “Pense grande” em seu título se tornou um best-seller, no entanto Trump não esperava que a própria expressão “pense grande” fosse se tornar um best-seller por si só. Isso se deve ao seu significado, que passa longe de ser um discurso vago ou uma autoajuda de 1,99. Sua aplicabilidade não é só para o mercado de trabalho, muito pelo contrário, vale para todas as áreas da vida. A obra é dividida em 10 pontos principais:

1. Seja consciente. Você precisa saber a responsabilidade que tem ao fazer qualquer coisa. Um empreendedor tem milhares de famílias de seus trabalhadores dependendo de cada decisão sua. O mundo tem relações cada vez mais interdependentes. Qualquer coisa que você falar ou fizer poderá repercutir sobre outra pessoa, desde a forma como você acorda (se fizer barulho, poderá acordar seu colega de quarto mais cedo do que deveria, o que já acarretará em uma diferença na vida dele, que poderá acarretar em outras na dele e de outras pessoas que você nem conheça), toma seu banho, seu café, o trajeto que você faz, com quem você fala, sobre o que e de que forma, etc.

2. Consiga um momento e mantenha ele em movimento. Não conte com a casualidade, a sorte ou o azar. Pode até acontecer vez ou outra, mas para garantir um padrão é necessário que você tenha continuamente a ação certa no que depende de você. Pode até ter grandes ideias, mas precisa de energia e condições para executá-las. Por isso, crie você mesmo o momento e a circunstância certos. Manter o momento certo em movimento trata-se de adaptar o momento ideal, sendo, como Trump define, “um furacão reverso que constrói tudo por onde passa”.

3. Permaneça focado. Pergunte-se “no que eu deveria estar pensando agora?”. Essa simples pergunta pode restaurar seu foco.

4. Olhe para a solução, não para o problema. Todos terão problemas não importa o que façam. Mas a maioria se foca no problema e não na solução, até porque a solução muitas vezes não está tão visível e superficial, nem está diretamente relacionada com o problema, que é consequência de diferentes circunstâncias. Com foco na solução, não apenas conseguirá sanar esse problema como evitará vários outros.

5. Veja a oportunidade pelo que ela é, uma oportunidade. Por exemplo, por que você está lendo aqui nesse momento? Aproveite e tire algum proveito. Por que você está na aula? Aproveite já que está lá mesmo. Por que está conversando com essa pessoa nesse momento? Aproveite o que de melhor cada situação puder proporcionar. Pergunte-se todo dia: “o que eu posso aprender hoje que eu não saiba? O que eu aprendi que eu não sabia?”

6. Conheça tudo o que puder sobre o que está fazendo. Desde falar sobre algo simples ou fazer até mesmo assumir um trabalho ou uma grande responsabilidade. Tenha o conhecimento teórico sob diferentes ópticas e analise exemplos práticos.

7. Esteja apaixonado pelo que fizer. Dessa forma, poderá trabalhar 7 dias por semana quantas horas forem que não parecerá trabalho. Poderá estar com seus amigos ou paquera quanto tempo for que não terá “DR’s” em todo o tempo nem haverá “desgaste”. Quando estiver falando sobre algo, o tempo voará sem que perceba.

8. Veja a si mesmo como vitorioso. Você já conhece o máximo sobre o que precisa, aprende mais a cada dia sobre tudo e calcula infinitas possibilidades focando-se nas soluções, logo, tem tudo para conseguir e não é nenhuma soberba pensar isso, mas sim ser realista.

9. Seja esperto. Todo mundo tem algo de útil para oferecer. Identifique seus potenciais e utilize-os em seu favor.

10. Nunca desista. Em caso de frustração, há 2 possibilidades: ou você está esperando demais por algo ou você não está fazendo o bastante por ela. Identifique qual é o motivo e corrija.

Outros dois livros com a mesma temática e escritos unicamente ou em conjunto pelo mito Donald Trump, que sugiro pelas ideias do livro, goste ou não do autor: “Por que queremos que você fique rico – dois bilionários, uma só mensagem” e “A arte da negociação”.

Referência: Vídeo “Pense grande – Donald Trump”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fhHMw-NC-60.

Bruno Padilha

Pedagogia - Opet

bottom of page