top of page
  • Pablo Emanuel Ocanha e Miguel Afonso Beckers

Retrospectiva 2015

2015, um ano emocionante, intenso, surpreendente, avassalador. Um ano de muito trabalho, festas, e novidades. 2015 foi um ano memorável para a Casa do Estudante Luterano Universitário. O celuense estudou, lutou, chorou, mas também se alegrou. Um ano que passou rápido, em que muitos eventos aconteceram, novos amigos apareceram, e outros deram o seu Adeus. Veja os fatos que foram notícia na Celu em 2015, Na Retrospectiva do Gazua. Assista ao vídeo

Renovação

O ano de 2015 foi marcado por figuras que apareceram, e que nos deixaram. Pessoas queridas se foram, outras, nem tanto queridas, também partiram. Com despedida, ou mesmo sem dar tchau, algumas pessoas, lamentavelmente, resolveram, literalmente, levar parte da Celu consigo! Pessoas que de uma forma ou de outra, contribuíram, e vão ficar para sempre em nossas memórias. Outras pessoas nos deixaram para se aventurarem no mundo, mas continuam conosco, e esperamos vê-las em breve, assim como os que neste ano retornaram.

Da mesma forma que alguns se foram, outros deram as caras, e é assim que a Celu se renova, com jovens Moradores entusiasmados que logo se contagiam com o espírito da Casa, e representam a continuidade da Celu. Novos intercambistas também apareceram, e moraram na Celu nos dois semestres deste ano, deixando aqui um pouco de sua cultura e a amizade. Até mesmo os hospedes que ficaram conosco por alguns dias, como não lembrar? A tia Angelina, depois de 25 anos de Casa, nos deixou, e a conhecida Tia Lúcia, para a nossa alegria, voltou!

Responsabilidade Social Um momento de muita brincadeira e carinho onde o celuense e amigos puderam mais uma vez compartilhar do seu amor com as crianças que na Celu vieram. Assim foi a Rua do Recreio, que mais uma vez contou com a colaboração dos sempre dispostos Moradores da Cenibrac. E o Trote solidário? O celuense novamente deu o sangue em nome da Celu, os Calouros fizeram até uma declaração às ceuquianas, pena que o amor delas não é correspondido. A páscoa também foi celebrada, desta vez com a doação de chocolates para as crianças da Fundação Iniciativa, um gesto de solidariedade dos Moradores e amigos da Celu.

Reformas, Mutirões e Assembleias. Em 2015 A Casa se reuniu mais uma vez para selecionar os novos Moradores. Mutirões e reformas também aconteceram, envolvendo muitos moradores para limpezas do salão, hall de entrada, telhado e outros cantos da Celu. A grande mudança que deixou os moradores orgulhosos foi a reforma da sala de TV, que agora está com um espírito renovado. Este ano, foram feitas as quatro assembleias regulares e mais uma extraordinária, para eleger representantes. Todas essas foram suficientes para muitas polêmicas, com discursos quentes, mas que terminaram em abraços de reconciliação.

Debates. Além dos debates que são comuns nos corredores, o ano foi marcado por mesas redondas e debates organizados pelo Departamento pastoral, cultural, Diretoria e amigos. Esses eventos tiveram os mais variados temas como: Racismo, violência, moradia, religião e espiritualidade. E, contaram sempre com a presença de Moradores, amigos, professores e demais profissionais ligados à cada assunto. Nada como um bom café, um bom bolo, e um papo interessante.

Esporte & Lazer Este ano contou com uma variedade de filmes escolhidos à dedo pelos Moradores. O que não faltou foi aquela boa salsicha com pão, com suco, refrigerante e uma pipoca, é claro! Atividade física não é bem o forte do celuense. Apesar da menor participação dos Moradores nos Interandares, tivemos a participação e demonstração das habilidades futebolísticas dos intercambistas, hóspedes e Moradores da CEU. Mas, o Gabiru, sim, teve grande adesão. Com o torneio de truco e sinuca. Além disso, a Celu foi o ponto de encontro de amigos para a apreciação dos jogos de futebol da Copa América e amistosos em geral.

Cultura & Arte. 2015 foi também o ano dos eventos internacionais. Nos dois eventos culturais promovidos na Celu, a cultura dos intercambistas de Curitiba foi a principal atração. No primeiro, tivemos a apreciação de pratos típicos de diferentes países, e, no segundo, os intercambistas apresentaram um pouco de sua cultura. Na Celu teve também o clube musical e a dupla apresentação da banda Tic Tac Joe Popoe. Além disso, os celuenses puderam prestigiar peças teatrais e a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Comemorações O churrasco dos calouros aconteceu novamente nos dois semestres de 2015. A novidade da vez foi o divertido jogo do copo, e a abundancia de alimentos. O resultado da brincadeira foi a alegria exacerbada de alguns moradores. Almoço, aqui é o buffet. Neste ano tivemos a boa culinária coordenada pelo nosso querido Diretor de Alimentação, o Zeca. Tivemos a boa comida do Zeca nos eventos do departamento Pastoral, pai nosso com almoço, ação de graças e ceia de natal, além de outros eventos promovidos pela Casa.

No mês de fevereiro, os moradores comemoraram os 45 anos da Casa com comida, bebida e rock and Roll. No ano do quadragésimo quinto aniversário da Celu, houve também uma comemoração especial de aniversário promovida juntamente com o XI encontro de ex-moradores. O evento contou com o discurso solene de autoridades públicas, estudantes e representantes da Igreja. Ao fim da solenidade, foi inaugurada uma placa para eternizar o momento. Após, houve a confraternização entre os moradores com direito à bolo.

No mês de novembro, houve também a tradicional cerimônia de posse, nela foi inaugurada o novo quadro do Pastor Richard, e, houve também o pronunciamento de pessoas representativas que compuseram a mesa de honra. O brinde entre os Moradores, e a presença inédita das Moradoras do Lac, foram as grandes novidades desse evento que terminou com uma festa na sala de TV. O último evento oficial deste ano foi o Natal Celu. O momento de agradecimento e comunhão contou com a boa culinária do departamento de Alimentação, tinha até um suculento porco assado. O evento teve a grande participação de familiares, amigos, e representantes das demais casas de estudantes, Só faltou a Ceuc! Além da celebração, o evento contou com apresentações musicais e uma festinha muito animada.

Adeus ano velho! Assim chega ao fim o ano de 2015, um ano que já deixou saudades. Nós, do Departamento de comunicação agradecemos à você por nos acompanhar durante este ano, e, em nome da Celu, lhe desejamos um Feliz Natal e um próspero ano novo, com muita alegria, paz, e progresso.

Pablo Ocanha Licenciatura em Música - FAP

Miguel Afonso Beckers Design Digital - PUCPR

bottom of page