top of page
  • Edenilson Taborda

Amigos?!


“Não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz: mas eu vos chamo de amigos, pois tudo o que eu ouvi de meu Pai, Eu tenho compartilhado contigo”. (João 15:15)

Mas na real, o que é amigo? “Amigo, é um anjo que Deus colocou para estar sempre ao nosso lado mesmo à distância, aquele que compartilha nossas amizades e minimiza nossas tristezas, aquele que se cala na hora certa e mesmo no silêncio nos diz tudo, é aquele que nos aceita pelo que somos e não pelo que temos.”

Quando olhamos para a palavra “amigo” vejo algo muito forte, um elo que não se pode quebrar. A Bíblia nos orienta a amar nosso amigo, em Provérbios 17:17 diz: “Em todo o tempo ama o teu amigo, e na hora da angústia nasce o irmão” e também nos adverte para quem não tem amigos, em Eclesiastes 4:10 – Porque se um cair, o outro levanta o seu amigo; mas ai do que estiver só, pois caindo não haverá quem o ajude levantar.”

Bom, mas o que quero dizer é que um amigo quando se torna verdadeiro, ou de confiança, acaba tendo uma certa liberdade com você. Uma vez eu ouvi um colega falando sobre seu amigo, mais ou menos assim: meu amigo é tão amigo que às vezes penso que ele é folgado, quando chega lá em casa, nem bater na porta ele bate antes de entrar, chega na sala e fica tão a vontade que já se “estiraça” no sofá, quando está com fome, abre a geladeira e se não tiver nada pra comer ainda reclama.

Jesus quer ser assim também quando diz que não nos chama de servo mas de amigos, Ele quer ter a liberdade de entrar em nossas vidas sem precisar estar batendo em nossa porta, apesar de que é muito educado e mesmo assim diz, “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. Como um bom amigo quer ficar a vontade em nossa sala e se precisar, quando abrir a geladeira e faltar algo, poder reclamar quando nós falta amor, paz, alegria, sinceridade, etc.

Este é o tipo de amizade que devemos cultivar, uma amizade verdadeira, e se não quisermos ser seguidos pelas sombras precisaremos ter uma vida transparente, além do mais, bons amigos nos inspiram a ser ainda melhores, Ele nos conhece ao ponto de saber qual o nosso potencial mesmo quando nós não conseguimos enxergar. Que possamos nos tornar o tipo de amigo que eleva, fortalece, e os guia sempre para o bem. “ O óleo e o perfume alegram o coração, assim o faz a nobreza de um amigo pelo conselho cordial.” (Paráfrase Provérbios 27:9).


Edenilson Taborda

Administração - FACEL

bottom of page