O prêmio Ig Nobel e a ciência da zueira


O prêmio Ig Nobel e a ciência da zueira No atual cenário do mercado de trabalho, cada vez mais se vê a importância de um ambiente de trabalho descontraído para aumentar a produtividade, o que não é uma exceção no meio científico, mas e quando a descontração se torna uma zoeira levada à sério? Aí surge o prêmio Ig Nobel.

O prêmio Ig Nobel existe desde 1991, foi criado na Universidade de Harward e é definido como algo que primeiramente lhe faz rir e em seguida pensar. Da mesma forma que o prêmio criado por Alfred Nobel o premio Ig Nobel também laureia áreas como economia, física, química e PAZ, sim, um exemplo de Ig Nobel da Paz é o de 1993 que eu gostaria de citar agora (traduzido do site: //www.improbable.com/ig).

“Pepsi-Cola das Filipinas, fornecedores de sonhos e esperanças açucaradas, por patrocinarem um concurso para criar um milionário, e depois anunciarem o número vencedor errado, conseguindo assim incitar e unir 800.000 possíveis vencedores, e unindo facções inimigas pela primeira vez na história da sua nação”

O Ig Nobel de economia de 2014 também necessita ser mencionado pois o ganhador foi um instituto de estatística que calculou o quanto aumentaria a receita de vários países levando em consideração prostituição, venda de drogas e contrabando, com certeza no primeiro quesito o nosso passeio público poderia até suprir a crise financeira paranaense.

Existe um físico da Universidade de Manchester chamado Andre Geim que é extremamente reconhecido mundialmente pelas suas pesquisas na área de física da

matéria condensada, porém seus maiores sucessos aconteceram por “sorte” para não utilizar palavras de baixo calão que referem à um ato executado em banheiros. Em seu grupo de pesquisa uma vez por mês ele faz algo como “o dia da ciência zueira” em que se procura fazer cientificamente as coisas mais improváveis e de forma totalmente empírica, por exemplo, em um dia como esse, ele mandou o estagiário recolher uma rã que havia visto no lado de fora do laboratório, a jogou em um campo magnético extremamente alto e a fez levitar, com isso conquistou o prêmio Ig Nobel, porém um fato mais interessante ainda sobre este mesmo cidadão foi ele utilizar fita crepe em grafite e analisar as camadas que aderiam na fita, descobrindo um material com excelentes propriedades mecânicas, opticas, físicas, químicas, etc. Publicou um artigo sobre esse material que chamou de grafeno e pasmem amigos, ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2010, tornando-se o primeiro cientista a ser contemplado com ambos os prêmios.

Sirlon Blaskievicz

Estudante de Química - UFPR

.

#blog #Siensce #ciência #igNobel

Destaque
Posts em breve
Fique ligado...

Casa do Estudante Luterano Universitário - Celu

Declarada de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 4.184 de 18/04/72

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti 239, Centro - Curitiba - PR

CEP: 80020-280 - Fone: (41) 3324-3313 - C.G.C.: 75047811/0001 47

 

© 2021 Comunicação Celu

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle